terça-feira, 3 de agosto de 2010

A desonestidade no Brasil anda à solta

Esse texto escrevi em 06/10/2009 e achei por acaso em meio as minhas coisas, como foi bastante elogiado por minha prof.ª de literatura, resolvi postar... Espero que gostem!

Nós brasileiros temos visto constantemente em todo o país casos de desonestidade que acontecem entre amigos, familiares, no trabalho e principalmente na política.
Um fato que ocorreu em dezembro de 2007 na cidade de Jerumenha no Piaui comprova que na sua maioria, os políticos são desonestos e corruptos. Segundo informações retiradas de um site de noticias do estado, Afonso Henrique Alvares Pinto, prefeito na época, desviou verbas da Funasa que eram para ser aplicadas na construção de fossas sépticas. O site dizia ainda que não foi apenas ele, Benedito José de Neiva Neto, ex-tesoureiro do município também foi denunciado pela Procuradoria da República da 1ª Região por desvio de verbas públicas.
Esse tipo de caso é bastante comum e muitas vezes acaba impune. É necessário que a população exija saber para onde está indo o dinheiro dos impostos pagos por nós. No meu ponto de vista, esse tipo de gente tem que ser preso, pois ninguém quer trabalhar duro para dar luxo a um prefeito que nada faz pelos cidadãos.
No filme "O homem que copiava" de Jorge Furtado, o personagem "André" feito por Lázaro Ramos também é desonesto. Ele não desvia verbas públicas como Afonso Henrique, mas faz cópias de notas de R$50,00 e repassa-as. Em ambos os casos, cometeram-se crimes, eles queriam ganhar dinheiro às custas dos outros. "André" também deveria ser punido, porém ele acaba fugindo, mostrando também que a nossa segurança é bastante falha.
Os políticos muitas vezes conseguem encobrir esses crimes, como os do colarinho branco que são aqueles praticados por pessoas da elite, de alta posição.
Mas, se exigirmos pessoas cada vez mais honestas e justas, conseguiremos enfim mudar este quadro no nosso país e no mundo.

2 comentários:

  1. Eu lembro deste texto amg *-* é como você me falou hoje de manhã, você sempre teve vocação pra jornalismo, só não sabia, Minha Fátima Bernades! amo vocÊ! E continue escrevendoo muuuuito! beeeeijos

    ResponderExcluir
  2. É .. como futura jornalista esse tema deve chamar bastante sua atenção! Concordo com a sua professora, é um ótimo texto.
    Há tantas desonestidades por ai né? Você deve ter visto a reportagem do Fantastico esse ultimo domingo sobre os "cursos" que os vereadores "faziam" né? Que absurdo e tudo isso com o nosso dinheiro.

    Seu blog é muito bom .. parabéns!

    bom ..criei meu blog faz pouco tempo e iria adorar sua visita por lá!
    me tornei sua seguidora, se puder me seguir também agradeço.

    Beijinhos
    =*

    www.harumiavon.blogspot.com

    ResponderExcluir